• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Moradores do interior da Bahia lutam por Justiça há quase 30 anos por causa de desastre ambiental
Bahia

Moradores do interior da Bahia lutam por Justiça há quase 30 anos por causa de desastre ambiental

A substância química afeta diversas partes do organismo

Por Da Redação
Ás

Moradores do interior da Bahia lutam por Justiça há quase 30 anos por causa de desastre ambiental

Foto: Reprodução

Os moradores de Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, lutam há três década por justiça por causa de um desastre ambiental que prejudicou o solo. Metais como Chumbo e Cádmio faziam parte dos materiais utilizados por uma empresa metalúrgica que funcionou na cidade em 1960 até 1993. 

Em um vídeo do programa Domingo Espetacular, exibido ontem (15), um médico falou dos riscos que o contato direto com esses metais pode trazer para saúde. 

Segundo o manual da MDS, o chumbo afeta muitas partes do organismo, incluindo o cérebro, os nervos, os rins, o fígado, o sangue, o aparelho digestivo e os órgãos sexuais. As crianças são particularmente sensíveis, porque o chumbo causa um dano maior no sistema nervoso que ainda se encontra em processo de desenvolvimento.

Se a concentração de chumbo no sangue ficar elevada durante dias, geralmente surgem sintomas de dano cerebral súbito (encefalopatia). Uma concentração mais reduzida de chumbo no sangue, que se mantém por períodos mais prolongados, por vezes, causa déficit intelectual em longo prazo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário