Moradores tentam recolher óleo vazado de navio japonês nas Ilhas Maurício
Até o momento, cerca de mil toneladas de óleo vazaram
Foto: AFP
Os moradores das Ilhas Maurício utilizando cilindros permeáveis de cabelo e folhas para tentar limpar o óleo que vazou, na semana passada, de um navio japonês encalhado em uma praia do arquipélago no Oceano Índico. Após o ocorrido, a região declarou estado de emergência. De acordo com o grupo ambientalista Greenpeace, essa pode ser uma grande crise ecológica.
Nas redes sociais, vídeos mostram voluntários costurando folhas e cabelos em redes para flutuar na superfície. Segundo a fundadora da agência de ecoturismo Mauritius Conscious, Romina Tello, os moradores estão usando os cilindros para flutuar no mar com folhas de cana-de-açúcar, garrafas plásticas e cabelos que as pessoas cortavam voluntariamente. Segundo ela, o objetivo é que esses materiais absorvam e retenha o óleo. "O cabelo absorve óleo, mas não água, e há uma grande campanha em torno da ilha para conseguir o cabelo", disse Tello.
Até o momento, cerca de mil toneladas de óleo vazaram do navio MV Wakashio, de propriedade da Nagashiki Shipping Company e operado pela Mitsui OSK Line. O derramamento ocorreu perto do Blue Bay Marine Park, conhecido por seus corais e espécies de peixes. O turismo é um dos principais mercados das Ilhas Maurício.