Moraes diz que teste de urna proposto por militares tiveram 100% de aprovação

Em sessão, presidente do TSE reforçou confiabilidade do sistema eleitoral

Por Da Redação
Ás

Moraes diz que teste de urna proposto por militares tiveram 100% de aprovação

Foto: Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (6), durante sessão, que o projeto-piloto do teste de integridade das urnas teve “100% de aprovação”. O novo modelo de testagem com a participação de eleitores, realizado simultaneamente com o método tradicional feito nos Tribunais Regionais Eleitorais, foi proposto pelas Forças Armadas após um longo embate com a Corte Eleitoral.

“Foi realizado como em todas as eleições. Todos se recordam que, em vez das 100 urnas tradicionais, realizamos em 641. E como só poderia acontecer, todas as urnas conferiram os votos dados com os votos dados em papel. Lembrando que o teste de integridade é filmado integralmente para comparar os votos em papel, que são preenchidos anteriormente, e digitados no momento do teste de integridade pelos servidores da Justiça Eleitoral”, disse Moraes.

O TSE deve disponibilizar os resultados dos testes ainda nesta quinta-feira. “Participaram 493 voluntários. Da mesma forma, não houve nenhuma divergência. Cem por cento de aprovação do teste de integridade com biometria”, disse Moraes. “Vinte anos de absoluta lisura das urnas eletrônicas, com comprovação imediata pelo teste de integridade”, completou.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) colocou novamente em xeque a confiabilidade das urnas eletrônicas. Em transmissão ao vivo, o mandatário disse que a apuração deste ano apresentou problemas semelhantes aos registrados na eleição de 2014. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário