Moraes suspende Telegram por 72 horas no Brasil
Aplicativo enviou aos usuários mensagem contra PL das fake news
Foto: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira (10) a suspensão do Telegram em todo o território nacional por 72 horas. Na terça (9), o aplicativo enviou uma mensagem aos usuários contra o PL 2630, que ficou conhecido como PL das Fake News e está em tramitação na Câmara dos Deputados.
No texto, a plataforma afirma que "o Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão". Logo após o envio, integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Congresso Nacional e do Ministério Público se manifestaram contra a atitude do Telegram.
Segundo a empresa, o projeto de lei daria ao governo "poderes de censura sem supervisão judicial prévia". Além disso, o Telegram estimula os usuários a entrarem em contato com deputados. Recentemente, o Google divulgou em seu site um texto contrário ao projeto. Na ocasião, o governo mandou o Google marcar o artigo como publicidade. Parlamentares afirmaram que sofreram pressão das redes sociais contra o projeto.