Política

Moro prestará depoimento à PF sobre mudança de domicílio eleitoral

Abertura de inquérito foi determinada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE)

Por Da Redação
Ás

Moro prestará depoimento à PF sobre mudança de domicílio eleitoral

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de São Paulo determinou nesta segunda-feira (16) que a Polícia Federal instaure um inquérito para investigar se o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) cometeu fraude em mudança de domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo. As informações são do O Globo.

Em documento, o promotor afirmou que as explicações apresentadas por Moro e a esposa, Rosângela, também alvo da ação, “não convencem, impondo-se a necessidade de aprofundamento das investigações para melhor compreensão dos fatos”. Assim, o casal terá que prestar depoimento para esclarecer a situação.

“Pelo menos nesta fase investigatória, quando ainda não foram ouvidas testemunhas e colhidos eventuais elementos comprobatórios complementares, não se pode aceitar o fraco argumento de Sergio Moro de que tem vínculo com a cidade de São Paulo porque recebeu honrarias – a da Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga, é condecoração do Estado, e as demais de outras cidades paulistas, não de São Paulo/SP (Sorocaba, Rio Grande da Serra e Itaquaquecetuba)”, escreveu o promotor do caso. “Ou que foi contratado pela empresa Alvarez & Marsal — trata-se de empresa para qual prestou serviços por curto período nos Estados Unidos, que tem sede em Nova York, sendo irrelevante por óbvio que tenha um escritório na cidade de São Paulo.”, seguiu.

Além disso, o MPE também questiona na ação a justificativa de que o ex-juiz teria participado de reuniões políticas no Hotel Continental da Alameda Santos, em São Paulo.

Sobre a esposa de Moro, o promotor definiu como "muito frágil" a argumentação de que ela teria vínculo com São Paulo em razão de trabalhos conjuntos com a Casa Hunter, associação brasileira de defesa de pessoas com doenças raras e deficiências, desde 2016.

No inquérito, deverão ser realizadas oitivas dos profissionais do setor administrativo, como o síndico e responsável pela locação, assim como de funcionários e moradores dos locais indicados.

De autoria da empresária Roberta Luchsinger, a denúncia aponta que Moro e Rosângela teriam feito a mudança de domicílio sem ter “qualquer vínculo” com São Paulo. Filiados ao União Brasil, eles devem se candidatar à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal pelo estado.

O advogado de Moro e Rosângela, Gustavo Guedes, publicou nota afirmando que o casal cumpriu todas exigências da legislação eleitoral ao solicitarem a mudança de domicílio eleitoral.

"Moro e sua esposa estão à disposição da Polícia Federal para prestar todos os esclarecimentos necessários, confiantes de que a lei vale para todos e deverá prevalecer.", disse. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.