Morre aos 63 anos Eduardo Sanovicz, fundador e ex-presidente da Abear

Sanovicz presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) de 2012 até maio de 2023

Por Da Redação
Ás

Morre aos 63 anos Eduardo Sanovicz, fundador e ex-presidente da Abear

Foto: Eric Ribeiro/M&E

O ex-presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e atual presidente executivo do Conselho Deliberativo da instituição, Eduardo Sanovicz, morreu neste sábado (2). Ele foi vítima de câncer. 

Ele foi um dos fundadores da Abear e ficou na presidência da entidade de 2012 até maio de 2023, quando se afastou para cuidar da sua saúde.

Sanovicz era casado, pai de três filhas e um filho. Era graduado em História e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Em nota, a Abear lamentou a morte. “A Abear expressa seus sentimentos aos familiares e amigos. Reconhecido como uma das principais lideranças da aviação comercial brasileira nos últimos 11 anos, é notória também a contribuição de Sanovicz para o desenvolvimento do setor de Turismo e, consequentemente, para o fortalecimento social e econômico do país”.

Eduardo passou a presidir a Embratur - órgão do governo responsável pela promoção do Brasil no exterior - em 2003 e elaborou o Plano Aquarela e a marca Brasil, que está sendo utilizada na atual gestão do governo Lula e de Marcelo Freixo à frente da Embratur. Em seu comando, a Embratur registrou em 2006 o recorde de entrada de dólares no país, de mais de US$ 4 bilhões.

Sanovicz já ocupou diversos cargos na área do Turismo como diretor de Turismo em Santos, diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, e diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Além disso, ele foi eleito vice-presidente da ICCA (International Congress & Convention Association).

Em 2012, ele assumiu a presidência da Abear, representando a aviação comercial brasileira, composta por empresas como Avianca, Azul, Gol, Tam (atual Latam Brasil) e Trip (posteriormente incorporada à Azul).

Em suas redes sociais, 0 presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ocorrido.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário