Morre aos 87 anos, Mercedes Barcha, viúva do escritor Gabriel García Márquez
A causa da morte não foi divulgada
Foto: Reprodução
Morreu no último sábado (15), aos 87 anos, Mercedes Raquel Barcha Pardo, viúva do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A causa da morte não foi divulgada.
Segundo o diretor da Fundação Gabo, Mercedes era envolvida em todos os momentos da instituição fundada pelo seu marido. Ela deixa dois filhos, Rodrigo e Gonzalo García Barcha.
“Mercedes Barcha descansa em paz depois de uma vida plena. Sua personalidade era única, uma mistura singular de inteligência absoluta, força de caráter, pragmatismo, curiosidade, senso de humor e sigilo ”, afirmou Abello Banfi, em nota.
Mercedes nasceu em 6 de novembro de 1932 em Magangué, Bolívar, Colômbia. Desde 2012 ela faz parte do Conselho de Administração da Fundação Gabo. Em 2014, dois meses após a morte do marido, Mercedes assumiu a presidência de honra do Conselho de Administração.
De acordo com a fundação, Mercedes e Gabo se conheceram em 1941, quando ela tinha 9 anos e ele 13. Eles se casaram dezessete anos depois, em 1958, em Barranquilla. "Incondicional e silenciosa, ela sempre esteve ao lado do escritor, convivendo com ele todas as aventuras da profissão literária", informou a Fundação Gabo.