Brasil

Morre Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, aos 89 anos

Cardea morreu em Londrina, no Paraná, onde morava

Por Da Redação
Ás

Morre Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, aos 89 anos

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

Morreu, nesta manhã de sábado (26), o arcebispo emérito de Salvador, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. De acordo com as informações da Arquidiocese de Salvador, ele faleceu em Londrina (Paraná), cidade onde morava, aos 89 anos.

Dom Geraldo Majella ocupou a posição de arcebispo de Salvador e primaz do Brasil de 1999 a 2011. Sua origem remonta ao nascimento em 19 de outubro de 1933, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Sua ordenação como sacerdote ocorreu em 29 de junho de 1957 na Catedral de São Paulo, com a cerimônia sendo conduzida por Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, arcebispo auxiliar de São Paulo.

Durante sua trajetória como sacerdote, ele se envolveu em diversas responsabilidades, incluindo orientação espiritual e ensino em variados seminários. Nos anos 1960, ocupou uma posição de educador na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mais tarde, exerceu a função de diretor e instrutor na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato de Toledo.

Dom Geraldo permaneceu em Salvador até 2011, momento em que sua renúncia foi aprovada pelo Papa Bento XVI. Isso o tornou arcebispo emérito de Salvador. A partir de 2014, ele escolheu residir em Londrina.

Em nota encaminhada à imprensa, a Arquidiocese de Salvador diz receber a notícia com pesar e que, em breve, irá divulgar mais informações sobre a Missa exequial e o local do sepultamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.