Morre jovem atingida por balas perdidas durante ação da PM em bairro de Salvador
Estudante tinha 19 anos; testemunhas contam que ela retornava de mercado quando foi baleada no bairro da Engomadeira

Foto: Reprodução
A estudante de estética Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, baleada durante ação da Polícia Militar, morreu no domingo (13). A jovem, de 19 anos, foi atingida por balas perdidas no bairro da Engomadeira, em Salvador.
Segundo testemunhas, a vítima retornava do mercado quando foi baleada com dois tiros na região do abdômen. Moradores acusam a PM de chegar ao local atirando.
Por meio de nota, a PM informou que agentes faziam rondas no final de linha da Engomadeira, quando foram recebidos a tiros por suspeitos. Houve revide e, durante a perseguição, a jovem foi encontrada caída em um beco. [Confira a nota na íntegra no final da matéria]
Ana Luiza chegou a ser socorrida pelos militares e foi levada para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador, onde será necropsiado.
Em entrevista à TV Bahia, o tenente-coronel Luciano Jorge, comandante da 23ª CIPM, informou que os policiais envolvidos na ação não utilizavam câmeras corporais. “Na unidade nós temos um grupo de policiamento ordinário que ostenta as câmeras, e tem um grupo de emprego tático que em função da criticidade a operação não portam câmeras corporais. Esses três não estavam usando câmeras nessa ocasião”.
Protestos e ônibus suspensos
Após a ação policial, moradores fizeram um protesto na Estrada das Barreiras, via que dá acesso ao bairro da Engomadeira. Além de colocar fogo em objetos na pista, os manifestantes esvaziaram e atravessaram dois ônibus que passavam.
Os veículos faziam as linhas 1249 - Jardim Santo Inácio x Iguatemi e 1211 - Tancredo Neves / Terminal Acesso Norte x Barra. Ninguém ficou ferido. Policiais e bombeiros militares foram acionados para atuar na região e apagar as chamas.
Pouco depois, um novo protesto foi seguido de outra intervenção policial, com uso de escudos, bombas de efeito moral e balas de borracha. Além disso, a circulação de ônibus está interrompida no bairro.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que as linhas que operam na Estrada das Barreiras tiveram os itinerários mudados para desviar da entrada do bairro após o protesto. Os coletivos seguem para a rotatória do Hospital Juliano Moreira Silveira Martins, na Avenida Edgar Santos, sentido Cabula 6, depois Estrada da Cachoeirinha, onde continuam o itinerário.
Confira a nota da PM na íntegra:
"Na tarde deste domingo (13), policiais militares da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante rondas de rotina na Rua Nanan, final de linha do bairro da Engomadeira, em Salvador, foram surpreendidos por disparos de arma de fogo efetuados por um grupo de indivíduos.
Diante da injusta agressão, os policiais reagiram e os suspeitos conseguiram evadir do local. Durante a varredura subsequente à troca de tiros, uma mulher foi encontrada ferida ao solo. A equipe policial prestou imediato socorro à vítima, que foi conduzida para atendimento médico, mas, infelizmente, evoluiu a óbito.
A Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente a morte de Ana Luíza Silva dos Santos, solidariza-se com os familiares e informa que os fatos estão sendo devidamente apurados, conforme os protocolos institucionais.
A Corporação reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e, sobretudo, com a preservação da vida".