Michel Telles

Morre Miguel Giannini, o esteta ótico das personalidades e criador do Museu dos Óculos!

O dom para personalizar armações, combinar cores e materiais fez com que Delfim Neto, Ana Maria Braga, Lula, Boris Casoy e tantas outras personalidades batessem na porta de Miguel

Por Michel Telles
Ás

Morre Miguel Giannini, o esteta ótico das personalidades e criador do Museu dos Óculos!

Foto: Arquivo

Morreu hoje, aos 79 anos, de insuficiência respiratória, Miguel Giannini.  Descendente de imigrantes italianos o designer já  moldou a expressão de muita gente famosa. Do presidente da República a astros da música. Em 1996, ele fundou o      Museu dos Óculos Gioconda Giannini. O museu, que é uma mostra permanente, encontra-se sediado em um casarão da década de 1920, hoje tombado como patrimônio, no bairro do Bixiga e sua entrada é gratuita.  O museu conta com um um acervo que possui armações de óculos usados por grandes nomes brasileiros, como Rita Lee, Debora Block, Goulart de Andrade e Hebe Camargo, além de mais de 700 pares de óculos originários do Brasil, China e outros países. Muitos desses acessórios são raros e datam mais de sete séculos, além de réplicas de peças mais antigas.                                Para quem não sabe, ele foi o responsável pela grande revolução óptica ocorrida no país após 1970. O primeiro emprego de Giannini surgiu aos 13 anos como office-boy da antiga Foto City, ótica famosa, instalada no centro da capital paulista. Apesar de muito jovem, sabia que aquela seria sua grande oportunidade de aprender. Aos 18 anos, dominava todos os setores da empresa. E aos 23 abriu sua primeira loja em parceria com o amigo e mestre na montagem de óculos Fioravante Fernandes. Nascia a Ótica Fiore & Miguel. 

Na época, o movimento da loja crescia lentamente, mas esse não era o maior problema. O que tirava o sono dos sócios era a falta de capital para aumentar o estoque. A única saída seria descobrir uma maneira diferente de trabalhar, mas qual? Foi nessa época que nasceu a ideia mais arrojada da vida de Miguel Giannini. Após o expediente, com uma lamparina e dois alicates, passou transformar armações convencionais em peças exclusivas.

Casualmente, descobria o caminho mais eficiente de qualificar o atendimento ao cliente. Vinte anos antes de o comércio ouvir a expressão "atendimento personalizado", Miguel provou que a intuição supera o tempo e passou a remodelar armações sobre o rosto dos clientes, tornando-se o único profissional no setor a ter peças artesanais. Uma ousadia, naquela época, porque ninguém imaginaria que, 20 anos depois, este seria o grande diferencial do comercio brasileiro. Em pouco mais de dez anos, o sistema de atendimento personalizado tornou-se referência em óptica no Brasil.

Em sua lista de famosos, estão o presidente Luís Inácio Lula da Silva, Boris Casoy, Ana Maria Braga, Carlos Tramontina, atores de tv, cinema e teatro e mais de 500 mil clientes cadastrados em 50 anos de trabalho como esteta ótico.  O velório de Miguel Gianninni  será hoje no Funeral Home, Rua São Carlos do Pinhal, 376, até  às 20:00,. Amanhã das 8:00 as 10h, seguindo para o Crematório Vale dos Pinheirais - Mauá. O Portal Farol da Bahia se solidariza com a família e amigos de Miguel nesse momento tão difícil.              

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.