Morre o diretor de 'Lula, o filho do Brasil' , Fábio Barreto aos 62 anos
Ele estava em coma desde dezembro de 2009, após capotar o carro na Zona Sul do Rio
Foto: Reprodução
O cineasta Fábio Barreto, diretor de filmes como "Lula, o filho do Brasil" e "O quatrilho" faleceu na noite desta quarta-feira (20) no Rio de Janeiro. Ele tinha 62 anos e estava em coma desde dezembro de 2009, após capotar o carro na Rua Real Grandeza, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
Fábio estava internado no Hospital Samaritano de Botafogo. Seu velório está marcado para sexta-feira (22) de manhã, no Memorial do Carmo, no Caju. À tarde, o diretor será cremado.
Trajetória
Barreto começou a trabalhar como diretor de cinema em 1977, fazendo curtas-metragens, onde, o de estreia foi "A história de José e Maria", quando ele tinha 20 anos.
Foi foi assistente de direção do também cineasta Cacá Diegues em "Bye bye Brasil" (1979) e dirigiu seu primeiro longa em 1982, Índia, a filha do sol", com Gloria Pires, que foi exibido no Festival de Cannes.
Ao longa da carreira,o cineasta dirigiu 13 filmes. O longa-metragem de maior sucesso de Fábio foi "O quatrilho" (1995), baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Todavia, seu trabalho mais recente também gerou forte repercussão: a cinebiografia "Lula, o filho do Brasil", baseado no livro de Denise Paraná, que estreou em janeiro de 2010.
Acidente
No dia 19 de dezembro de 2009, Fábio capotou com sua Pajero Mitsubishi dourada na Rua Real Grandeza , próximo ao acesso do Túnel Velho, quando voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
De acordo com testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado por um automóvel e despencou de uma altura de de quatro metros, para a outra pista. No acidente, Fábio sofreu politraumatismos, com predominância de traumatismo cranioencefálico
Fábio Barreto deixa a mulher, a atriz Debora Kalume, e quatro filhos.