Michel Telles

Morre o músico baiano Ademar da Banda Furtacor

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Morre o músico baiano Ademar da Banda  Furtacor

Foto: Arquivo

Acaba de falecer, o querido cantor e tecladista   Ademar da Banda Furtacor. O músico lutava alguns anos com várias doenças imunes. Dema como era carinhosamente chamado pelos seus amigo, se destacou na década de 80 no cenário baiano do axé ao som das músicas “Frenesi”, “Negra Dourada”, “Demônio Colorido” e “Eu Amo Amar Você”. Desde 2010 está afastado dos palcos. Neste ano, ele teve um câncer no ânus com amputação do mesmo, passando a utilizar um ostoma (orifício na barriga) e uma bolsa de colostomia para o resto da vida. Já em 2012, teve um infarto com duas paradas cardíacas, perdendo parte da função cardíaca e capacidade respiratória. Já no ano de 2015, teve metástase do câncer no fígado.                                                                   

História Banda Furtacor

Integrantes: Ademar Furtacor (Voz e Teclado) Juciara Carvalho (back), Alan Andrade, bateria, Vitor Mateus (baixo), Raimundo Nova (guitarra), Joceval Santana e Citnes Dias (percussionistas).

Surgimento: A banda começa em 1978, como Mad in Bahia, até 1983, tendo Virgílio como vocalista. Em 1983, passa a comandar a banda e puxa o bloco Papa léguas. Banda Furtacor uma banda com três cantores, Joãozinho, Zé Honório e Lennar.

Principais Sucessos: Negra Dourada, Frenesi, Amo amar você, Demônio Colorido, “Paralepípedo preto” (a grafia é essa mesmo, escrito errado, é como as pessoas falam). A primeira música a gravar um milhão de discos foi fruto da produção dele. Blocos que já puxou: Camaleão, Papa léguas, Frenesi e trio independentes Momento Marcante: Meia noite, da terça de carnaval de 1984, o trio dos Novos Baianos estava atravessado no meio da Praça Castro Alves e ninguém conseguia passar. Quando pedimos passagem eles disseram que um radinho de pilha queria passar na frente. Naquele momento, lembrei de minha mãe e comecei a tocar a Ave Maria, sem ter nenhum planejamento. A praça fez aquele silêncio. Eu pensei que iriam me jogar lata, eu estava tocando de olhos fechados e quando eu abrir os olhos, todas as emissoras estava focadas em nosso trio. E isso se tornou a nossa marca. Tocar Ave Maria na Praça no fim das nossas apresentações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário