Morre o príncipe Philip aos 99 anos
O marido da rainha Elizabeth passou por cirurgia cardíaca recentemente

Foto: Reprodução
O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos, segundo anunciou nesta sexta-feira (9) o Palácio de Buckingham. Ele completaria 100 anos no mês de junho. Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como "medida de precaução". No entanto, ele foi transferido de hospital e passou por uma cirurgia cardíaca e recebeu alta depois de um mês.
O Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca, bisneto da rainha Victoria (assim como a esposa, a rainha Elizabeth II), nasceu em 10 de junho de 1921 na Ilha de Corfu. Em dezembro de 1922, foi retirado da ilha em uma caixa de laranjas com o restante da família em um navio britânico, quando o tio, o rei Constantino I da Grécia, avô da rainha da Espanha, teve que partir para o exílio.
Após uma longa estadia em um pensionato austero da Escócia, entrou para a Marinha britânica e teve participação ativa na Segunda Guerra Mundial. Depois do casamento, em 1947, com a então jovem princesa Elizabeth, Philip foi enviado a Malta, mas sua meteórica ascensão militar foi interrompida pela subida ao trono da esposa, em 1952, o que o obrigou a renunciar à carreira.
Desde então, ele desempenhava um papel secundário ao lado da monarca, a qual acompanhava em visitas oficiais, mas vinha sendo alvo constante da imprensa devido a comentários, ao mesmo tempo, espontâneos e inadequados que, apesar de serem mal vistos por uma parte da sociedade, não abalaram sua popularidade a simpatia junto ao povo britânico com o trabalho de incentivador de quase 800 organizações.