Morre o renomado arquiteto Ruy Ohtake, filho de Tomie Ohtake
Ruy Ohtake é um dos maiores nomes da arquitetura e do design de móveis contemporâneo brasileiro

Foto: Arquivo
O mundo da arquitetura está de luto. Morreu na manhã deste sábado, 27, o renomado arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer de medula, Mielodisplasia, e morreu no flat onde morava, na Rua Amauri, em São Paulo. Segundo a sua assessoria, o velório será realizado no próprio apartamento, só para as pessoas mais próximas. e o corpo será cremado no Horto da Paz, às 17h.
Filho da artista plástica Tomie Ohtake e irmão do também arquiteto Ricardo, Ruy nasceu em São Paulo, em 27 de janeiro de 1938, e cursou arquitetura na FAU-USP, formando-se em 1960. Teve seu trabalho reconhecido com inúmeros prêmios, como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (2007).
Em seus mais de 60 anos de carreira, Ruy Ohtake assinou projetos marcados por linhas onduladas, que podem ser apreciados pela cidade de São Paulo, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance -, além de ter realizado obras de infraestrutura e equipamentos públicos e privados importantes para várias cidades, a exemplo do Parque Ecológico do Tietê, Expresso Tiradentes e Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis, em São Paulo; Parque Ecológico de Indaiatuba; Aquário do Pantanal, em Campo Grande; Brasília Shopping, em Brasília; Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama, DF; Embaixada Brasileira em Tóquio. Suas obras são sempre despretensiosamente simples, mas, ao mesmo tempo, muito ousadas e inusitadas.
Ruy Ohtake abriu seu próprio escritório na Rua 24 de Maio – que hoje está localizado em novo endereço, no Edifício da Faria Lima. Foi professor da Universidade Mackenzie e na FAU – Santos.
Ao longo de sua carreira, Ruy Ohtake ganhou mais de vinte prêmios.
Ele já recebeu o título de Professor Emérito da FAU-Santos e de Professor Honoris Causa da Universidade Braz Cubas.
Foi condecorado com o colar de Ouro do IAB, a Medalha de Anchieta e o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo.
Além disso, Ruy Ohtake recebeu o reconhecimento internacional fazendo parte do 20° Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, na China.