Morte de Zagallo, Japão pousa na Lua e chuvas no RJ; confira retrospectiva de janeiro
Confira os principais fatos do mês em 2024
Foto: Farol da Bahia
O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira.
As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos.
Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano.
Confira os principais acontecimentos do mês janeiro:
Cerca de 200 pessoas morrem em terremoto no Japão
Cerca de 200 pessoas morreram no Japão após o país ser atingido por um terremoto de magnitude de 7,6 no dia 1° de janeiro. O epicentro do tremor mais forte ocorreu na cidade de Anamizu, na região de Ishikawa, na costa oeste do Japão. Ondas de mais de um metro de altura foram registradas.
Seguidos por diversos tremores secundários, o sismo também causou milhares de deslizamentos de terra e o desabamento de edifícios e estradas em toda a região.
No dia 9 de janeiro, quando a região foi atingida por um novo terremoto de magnitude seis, 28 mil pessoas ainda estavam desabrigadas, milhares de famílias estavam desabrigadas e sem eletricidade e água corrente.
Brasil
Ídolo do futebol brasileiro, Zagallo morre aos 92 anos
Ídolo do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, mais conhecido como Zagallo, morreu na noite do dia cinco de janeiro aos 92 anos. Internado desde o dia 26 de dezembro de 2023, Zagallo faleceu por falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes.
O ex-jogador e treinador foi a única pessoa da história do futebol a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.
Como jogador, Zagallo atuou por dois dos maiores clubes do país, o Flamengo e o Botafogo. Ao todo, com as camisas dos rivais cariocas, ele disputou 505 partidas e marcou 75 gols.
Como treinador, foram 11 equipes, incluindo clubes e seleções. Seu trabalho mais brilhante foi à frente da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, quando liderou um dos maiores times da história do futebol ao título mundial.
Chuvas no Rio de Janeiro
Doze pessoas morreram na segunda quinzena de janeiro em decorrência das chuvas no Rio de Janeiro.
Segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da prefeitura, o mês foi o mais chuvoso desde 1997, quando começaram as medições. A cidade acumulou média pluviométrica de 348,9 milímetros (mm), o que supera a marca anterior de janeiro de 2013 - 346,8mm.
Com isso, a média histórica para o mês é de 161,1mm. Em 2024, houve registro de chuva em 19 dos 31 dias de janeiro. A estação pluviométrica de Anchieta se destacou com o maior valor pluviométrico no mês: 612,8mm, volume 220% acima da média, que é de 190,6mm.
Veja nomes das vítimas das chuvas:
Geraldo, de 59 anos, morreu soterrado em Ricardo de Albuquerque
Marli Zeferino Alves, 77 anos, morreu afogada em Acari
Patrícia Rosa, 45 anos, morreu afogada em Nova Iguaçu
Vanderlei Rodrigues Alves, 53 anos, se afogou em Comendador Soares
Marcus Aurélio Laponte Alampi, de 53 anos, foi encontrado morto em Nova Iguaçu
Antônio Caetano Cordeiro, de 64 anos, sofreu uma descarga elétrica em São João de Meriti
André Cardoso de Aguiar, de 52 anos, morreu em Belford Roxo
Sérgio Carlos Monteiro da Silva, de 57 anos, se afogou em São João de Meriti
Marcos Aurélio Aguiar Cotias, de 53 anos, morreu eletrocutado em Duque de Caxias
Terezinha do Carmo Cassimiro, de 55, morreu soterrada no Morro da Pedreira.
Paulo César Oliveira Fernandes, de 59 anos, foi vítima de descarga elétrica em Duque de Caxias
Michelle Mericiana Ferreira, de 39 anos, vítima de afogamento em Saracuruna, Duque de Caxias
Helicóptero desaparecido desde de dezembro é encontrado
Após 12 dias de buscas, o helicóptero que desapareceu com quatro pessoas no dia 31 de janeiro foi encontrado no dia 12 de janeiro. A Polícia Militar informou que todas as pessoas na aeronave morreram.
O helicóptero, de prefixo PR-HDB e modelo Robson 44 (de cores cinza e preto), decolou no dia 31 às 13h15 no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista e tinha como destino a Ilhabela, no litoral norte paulista.
As vítimas foram identificadas como: Luciana Rodzewics, de 45 anos; Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana); Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia); e Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (piloto).
Bahia
Acidente entre ônibus e caminhão na BR-324 deixa 25 mortos
Um acidente entre um ônibus e um caminhão deixou 25 mortos no dia 7 de janeiro na BR-324, no trecho próximo a cidade de São José do Jacuípe, a cerca de 290 km de Salvador. Dos mortos, três estavam no caminhão e o restante no ônibus.
Entre as vítimas estão homens, mulheres, gestantes, crianças e adolescentes. Os veículos bateram de frente.
Os passageiros do ônibus eram moradores de Jacobina e estavam retornando de uma viagem à praia de Guarajuba, distrito turístico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Já o caminhão saiu da cidade de Juazeiro e tinham como destino Feira de Santana, a 100 km de Salvador, onde fariam o descarregamento do veículo, que transportava mangas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho onde ocorreu o acidente é uma linha reta, sem grandes incidências de acidentes. Em todo 2023, ocorreram apenas três acidentes na região, sendo que dois foram causados por condutores que dormiram e um por ultrapassagem indevida.
Oito pessoas morrem em naufrágio em Madre de Deus
Oito pessoas morreram em naufrágio de uma embarcação no dia 21 de janeiro em Madre de Deus, município da região metropolitana de Salvador. O acidente aconteceu por volta das 22h, quando os passageiros voltavam de uma festa.
A embarcação, que tinha capacidade para transportar 11 passageiros e, segundo informações, estava lotada, fazia o trajeto entre a Ilha Maria Guarda e a sede do município de Madre de Deus, travessia que dura, em média, entre 10 e 12 minutos.
Segundo testemunhas, uma discussão teria entre os passageiros teria gerado uma confusão. Os passageiros teriam, então, corrido para um lado da embarcação, que acabou virando.
Além de exceder o número de passageiros permitido, segundo o capitão dos Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno, a embarcação não tinha permissão para operar com fins comerciais.
As vítimas do acidente eram seis adultos e seis crianças. Elas foram identificadas como:
Ryan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos;
Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos;
Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos;
Caroline Barbosa de Souza, de 17 anos;
Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos;
Hayala dos Santos Conselho, de 32 anos;
Alicy Maria Souza dos Santos, de 6 anos;
Vandersson Epifânio Souza de Queiroz, de 42 anos.
Salvador
Dois PMs morrem no IAPI
Dois policiais militares e dois homens morreram na noite do dia 28 de janeiro, no bairro do IAPI, em Salvador.
A PM informou que, durante uma perseguição a suspeitos de cometerem assaltos, um dos agentes confundiu um agente descaracterizado e os dois trocaram tiros. Os dois polícias mortos eram soldados e foram identificados como Marcelo Santana e Anderson de Sousa Santana.
Na mesma ação onde morreram os policiais, que ocorreu dentro de um bar, um suspeito foi morto. O comparsa dele também morreu momentos antes, em confronto com policiais, quando tentava fugir na mesma região.
Mulher é morta a tiros por um PM
No dia 11 janeiro, uma jovem de 23 anos, identificada como Fernanda dos Santos Pereira, foi morta a tiros por um policial militar, em um posto de combustível, em Ilhéus, no sul da Bahia.
O PM foi identificado como João Wagner Madureira, conhecido como "Cenoura".
Através das câmeras de segurança é possível ver que Fernanda dos Santos Pereira está abaixada e um homem se aproxima dela com uma arma na mão. Na sequência, ele dá um chute na jovem.
Após a agressão, os dois começam a discutir e Fernanda dá tapas no homem. Ele revida e começa a agredi-la.
O suspeito consegue imobilizar a vítima e dispara tiros contra ela. Outras pessoas no posto de combustível observando a situação, mas ninguém impediu a agressão.
Há outras pessoas no posto de combustível observando, mas ninguém impediu as agressões.
Imagens
Divulgação/Jaxa
Pexels/Ilustrativa
Reprodução / Redes Sociais
Rovena Rosa/Agência Brasil
Divulgação/Polícia Militar
Brigada Anjos Jacuipenses
Reprodução/TV Bahia
Divulgação/PMBA
Reprodução
Veja mais: