Moto elétrica ideal tem que ter assento, bagageiro e ser acessível, diz designers
David Liddell e Joshua Maruska sugeriram, em um artigo para a Fast Company, melhorias para o veículo
Foto: Teague/Reprodução
Os designers David Liddell e Joshua Maruska sugeriram, em um artigo para a Fast Company, melhorias para que as motos elétricas se tornem um meio de locomoção perfeito. Segundo eles, as scooters ou motos elétricas seriam campeões da micromobilidade se tivessem assento, bagageiro e, além disso, fossem acessíveis.
No artigo, os dois designers sugerem um veículo com um assento e rodas maiores, “criando mais equilíbrio entre o tamanho do veículo e do piloto e eliminando a aparência de um adulto usando um brinquedo”. Segundo ele, usar uma scooter compartilhada não é para quem anda com mais de uma bolsa. Ainda segundo o artigo, se o papel do veículo dentro da mobilidade urbana é servir a qualquer um, essa deficiência elimina quase todo mundo que hoje ocupa as calçadas.
Dessa forma, sugeriram que, além da cesta na parte de trás, fosse criado um gancho para bolsas que trava quando a corrida começa. Só seria possível encerrar a viagem depois de remover a bolsa do gancho e, então, engatar o descanso.
Valor
Ainda de acordo como artigo, para se tornarem realmente uma opção de micromobilidade, serviços de compartilhamento de scooters têm que ser para todos. Segundo eles, um modelo alternativo seria integrar esses serviços ao de transporte público, usando como pagamento vales-transporte.