Motoristas de vans e táxis protestam contra ações de fiscalização da Agerba em rodovia na Bahia
Na ação, pneus e galhos de árvores foram queimados
Foto: Reprodução
Motoristas de vans e táxis realizam um protesto, na manhã desta segunda-feira (23), na BA-001, após a Ponte do Funil, na Ilha de Itaparica, contra a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
De acordo com os manifestantes, a instituição teria intensificado a fiscalização na rodovia, notificando condutores que atuam no transporte intermunicipal, para as cidades de Nazaré, Santo Antônio e Valença, sem a documentação solicitada.
Por volta das 7h30 desta segunda, a pista ficou completamente interditada, o que causou um longo congestionamento. Na ação, foram queimados pneus e galhos de árvores.
A Agerba regulamenta o transporte intermunicipal de passageiros, porém, para realizar o serviço, é necessário permissão ou concessão, mediante licitação.
Os taxistas podem deixar sua cidade de origem com passageiros, mas, ao chegar no município de destino, não podem retornar com outros passageiros, destaca a agência reguladora. O mesmo se aplica para as vans, que precisam de uma licença para transportar grupos de pessoas entre duas ou mais cidades.