• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Motoristas multados pelo radar de velocidade podem recorrer a multa caso o aparelho seja reprovado pelo Inmetro; saiba como

Motoristas multados pelo radar de velocidade podem recorrer a multa caso o aparelho seja reprovado pelo Inmetro; saiba como

Compete às autoridades de trânsito manter o status atualizado dos radares, aponta Inmetro

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Motoristas multados pelo radar de velocidade podem recorrer a multa caso o aparelho seja reprovado pelo Inmetro; saiba como

Foto: Divulgação

Uma plataforma na internet permite visualizar a verificação de um radar de velocidade, caso o status seja reprovado pelo Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - o motorista teria causa ganha ao recorrer uma multa. Essa informação viralizou nas redes sociais e gerou questionamentos se era verdadeira. 

O Ministério dos Transportes e o Inmetro confirmaram a informação à Autoesporte. O Inmetro afirmou que o Portal de Serviços nos Estados (PSIE) é uma ferramenta auxiliar para que os cidadãos possam consultar o status dos medidores de velocidade. Para fazer isso, basta indicar a localização em que o aparelho está instalado. 

O Inmetro também destacou que compete às autoridades de trânsito manter o status atualizado junto à plataforma e decidir sobre a aplicação de uma multa. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que faz parte do Ministério dos Transportes desde 2023, também confirmou a informação, e que os medidores devem seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Os radares de velocidade devem seguir a Resolução 798/2020, capítulo III, artigo 4º, inciso I, que compila todos os parâmetros para sua instalação, manutenção e uso. Se apenas um tópico apresentar inconsistência, o aparelho deve ser reprovado, e a autoridade de trânsito precisa atualizar o sistema do Inmetro para consulta pública. Caso a reprovação seja comprovada, o motorista tem direito a recorrer da multa de velocidade.

Confira o passo a passo para consultar um radar de velocidade: 

Você deve acessar o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), clicar em “Consulta de Instrumentos”; Ir em “Tipo de instrumento”, selecionar “Medidor de Velocidade”; preencher o formulário com a localização do radar e clicar em “Consultar”. 

O status do radar aparecerá no lado superior direito, com um ícone verde para aparelhos “aprovados”, amarelo para "reparados" e vermelho para “reprovados”.

O motorista tambpem terá acesso a informações como marca, modelo, data de instalação e até o histórico de manutenção. E para recorrer a multa, independente da natureza, poderá protocolar um pedido no Detran de sua região em uma Defesa Prévia. Com o recebimento da notificação da autuação, a pessoa pode recorrer a multa pela internet, correio ou presencialmente. 

Caso o pedido seja recusado, o cidadão ainda poderá entrar com recurso em uma Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari). Em alguns estados, isso pode ser feito pela internet. É necessário realizar um requerimento anexando o Auto de Infração (AIT) e as inconsistências da autuação conforme o Código de Trânsito Brasileiro. 

A formalização do recurso não significa que a multa será necessariamente revogada. Ainda será necessária uma análise pelo órgão de trânsito responsável pela autuação, para definir pelo deferimento ou indeferimento do pedido.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário