• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Movimento Agbelas realiza Oferenda Musical à Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro

Movimento Agbelas realiza Oferenda Musical à Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro

Concentração se inicia às 5h, no Largo da Dinha

Por Da Redação
Às

Movimento Agbelas realiza Oferenda Musical à Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro

Foto: Divulgação / Emerson Santana e André Frutuôso

O Movimento Agbelas realiza, no dia 2 de fevereiro, a Oferenda Musical à Rainha do Mar, iniciativa que une o protagonismo feminino, ancestralidade, fé e arte. 

A concentração acontece às 5h, no Largo da Dinha, e a saída às 6h, em direção à Praia da Paciência. O grupo se juntará ao Movimento Flores Para Iemanjá, coordenado por Dandara Baldez, mestra de capoeira.

A Oferenda Musical à Rainha do Mar é idealizada por Gio Paglia, maestrina, arte-educadora e luthier. Este é o terceiro ano consecutivo da ação em Salvador. Cerca de 200 mulheres do Brasil, e de outros países, participam do encontro.

“A presença das Agbelas no dia 2 de fevereiro simboliza, sobretudo, a força da diversidade. Reunimos mulheres de diferentes países, línguas, idades e costumes, o que dialoga diretamente com o simbolismo das cabaças. Cada uma é única, assim como cada corpo feminino de ascendência africana. É essa diversidade que transforma a nossa oferenda em potência no dia dedicado àquela que é considerada a mãe de todas as cabeças”, explica Gio Paglia.

No dia 7 de fevereiro, a Oferenda Musical se expande e chegará ao Rio de Janeiro. A performance contará com a participação de 100 mulheres que se dividirão entre instrumentos e coral. 

O Movimento Agbelas desenvolve uma pesquisa artística e pedagógica que tem o xequerê (agbê) como elemento central. O grupo considera o instrumento um "corpo-cabaça", que funciona como ferramenta de cura e conexão com a ancestralidade. O cortejo busca valorizar os saberes de matriz africana e promover o letramento racial através da música.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário