• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • MP ajuíza ação contra município de Sítio do Mato por irregularidades no Portal da Transparência
Bahia

MP ajuíza ação contra município de Sítio do Mato por irregularidades no Portal da Transparência

Prefeito Cássio Cursino também foi acionado por ato de improbidade administrativa

Por Da Redação
Ás

Atualizado
MP ajuíza ação contra município de Sítio do Mato por irregularidades no Portal da Transparência

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia entrou com uma ação civil pública contra o município de Sítio do Mato, localizado na região oeste, por conta de irregularidades no portal da transparência.

Segundo o promotor Alex Bacelar, que ajuizou a ação, um relatório produzido pelo Centro de Apoio Operacional de Moralidade Administrativa do MP (Caopam), informou que no último dia  6 de junho de 2023, o Portal de Transparência do Município apresentava algumas irregularidades e precisava avançar em aspectos.

Entre os pontos estão: a avaliação da despesa em tempo real, a disponibilização dos instrumentos de planejamento, tais como Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além de aprimorar as ferramentas de interação com o cidadão e facilitar a pesquisa do internauta.

Bacelar destaca que o MP tentou resolver a questão extrajudicialmente, mas a “Prefeitura de Sítio do Mato não respondeu à recomendação expedida pela Instituição”. Na ação, o Ministério Público Estadual pede que a justiça determine que o município regularize o Portal da Transparência de acordo com a legislação, bem como as diretrizes normativas apontadas no relatório da unidade técnica do MP.

O prefeito Cássio Cursino também foi acionado por ato de improbidade administrativa pelo descumprimento da Lei de Acesso à Informação. Na ação, o MP requer que o prefeito pague multa civil de 24 vezes o valor da remuneração percebida pelo prefeito e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário