• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MP apresenta denúncia à Justiça contra ex-governador acusado de formação de uma organização criminosa
Brasil

MP apresenta denúncia à Justiça contra ex-governador acusado de formação de uma organização criminosa

Promotores solicitam ainda o pagamento de R$ 134 milhões aos cofres públicos

Por Da Redação
Ás

MP apresenta denúncia à Justiça contra ex-governador acusado de formação de uma organização criminosa

Foto: Divulgação

O Ministério Público (MP) da Paraíba apresentou denúncia à Justiça contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e outras 34 pessoas, sob acusação da formação de uma organização criminosa para lesar os cofres estaduais. Os promotores solicitam ainda o pagamento de R$ 134 milhões a título de ressarcimento aos cofres públicos.

A denúncia faz parte da Operação Calvário, deflagrada em dezembro e que chegou a prender preventivamente o ex-governador. Ele foi solto após obter uma decisão favorável no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo o MP, o esquema liderado por Coutinho consistia na "captura do poder político e aferição de vantagens financeiras indevidas, mola para o enriquecimento ilícito de diversos agentes (públicos e privados), pela instrumentalização de crimes (fraudes licitatórias, falsidades, peculatos, corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros), especialmente de índole patrimonial".

O esquema foi desmontado com a delação de Daniel Gomes, dirigente de uma instituição na área da saúde, que revelou os pagamentos sistemáticos de propina. Ele chegou a gravar conversas com Ricardo Coutinho nas quais acertam supostos pagamentos. Procurada, a defesa de Coutinho afirmou que não iria se manifestar.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário