MP autua 65 estabelecimentos por preços abusivos durante calamidade no RS
Em alguns locais, o galão de 20 litros de água foi vendido por até R$ 80
Foto: Divulgação/Ministério Público do Rio Grande do Sul
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) autuou pelo menos 65 estabelecimentos por comercializar produtos com preços abusivos durante a calamidade causada por chuvas e enchentes no estado. Em alguns locais, o galão de 20 litros de água foi vendido por até R$ 80.
Até o momento, o MP-RS recebeu 680 denúncias, das quais 315 já foram investigadas. Os principais alvos das reclamações são mercados e postos de gasolina. Outros estabelecimentos, como farmácias, empresas de caminhão pipa e revendas de gás e água, também foram denunciados em municípios da Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Alvorada.
O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho informou que, devido ao alto número de casos, o MP-RS criou um e-mail específico para este tipo de denúncia. "Percebemos que o consumidor precisa ter um canal rápido para denunciar quando se depara com um produto comercializado acima do preço, ainda mais nesse momento de crise", afirmou em comunicado.
Os consumidores podem relatar casos de preços abusivos ocorridos após as enchentes através do e-mail criado pela instituição: [email protected].