MP-BA denuncia cinco pessoas na Operação Inventário
Os crimes envolvem fraude de documentos, falsidade ideológica e tentativa de estelionato
Foto: Divulgação/MPBA
Como parte da Operação Inventário, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou, nesta sexta-feira (15), cinco pessoas por crimes que envolvem fraude de documentos, falsidade ideológica e fraude processual.
Por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), foram denunciadas pessoas identificadas como Daniel Campos Carneiro Mehlem, Fábio Almeida, Heliana Souza Gonçalves, João Carlos Santos Novaes e Lúcio Flávio Duarte de Souza, na ação que investiga fraudes em processos judiciais em trâmite no Poder Judiciário baiano.
As praticas ilegais são praticadas supostamente por uma organização criminosa formada por advogados, serventuários e particulares responsáveis por falsificação de documentos. Os crimes são de fraude de documentos, falsidade ideológica, fraude processual, tentativa de estelionato e corrupção passiva por servidores públicos.
Além disso, o MP-BA pede que todos sejam condenados com base nas apurações feitas após apreensão de documentos em cumprimento de medidas de busca e apreensão, acordos de colaboração premiada, interceptação telefônica e outros pedidos deferidos pela Justiça após denúncias anteriores.
Além disso, o órgão esclarece que os acusados utilizavam dados das contas bancárias “inativas” nas instituições financeiras, a partir disso, eram fabricadas as documentações falsas dos herdeiros, assim como petições e cuidavam da parte técnica, garantindo a tramitação do feito em Vara de Família.