MP-BA emite parecer favorável à construção de estação de esgoto na Lagoa do Abaeté
Implantação da estrutura é alvo de protestos de moradores da região e grupos ambientais e religiosos
Foto: Reprodução/G1
Os promotores de Justiça Ana Luzia Santana e Yuri Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), devem apresentar nesta quarta-feira (28) um parecer favorável à implantação de uma estação de esgoto na Lagoa do Abaeté. A estação de esgoto está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e é alvo de protestos de moradores da região e grupos ambientais e religiosos.
No entendimento do Ministério Público, "a realização da obra contribuirá para a preservação do ecossistema local do Abaeté, possibilitando maior durabilidade dos recursos hídricos para as próximas gerações". O órgão abriu uma investigação sobre possíveis danos ambientais causados pela obra, e o relatório representa a conclusão dessa apuração.
Segundo a promotora Ana Luzia Santana, uma recomendação foi enviada à Conder pedindo que o projeto incorpore um gradil associado a cerca viva no lugar do muro de proteção de alvenaria. “Nosso objetivo é reduzir ao nível máximo a interferência visual na localidade. Desde que a Conder realize a adequação no projeto relacionada ao muro de proteção da estrutura, sugerida de modo a minimizar o impacto visual, a condição ambiental mais favorável é a coleta do esgoto gerado nas fossas sépticas por meio de Estação Elevatória de Esgoto”, diz.