Bahia

MP-BA encontra irregularidades em Senhor do Bonfim

Brinquedos não autorizados estavam em pleno funcionamento no Parque de Diversões 

Por Osvaldo Marques
Ás

MP-BA encontra irregularidades em Senhor do Bonfim

Foto: Reprodução

Falta de policiamento feminino, (PFem), nos principais acessos ao Espaço Gonzagão, em Senhor do Bonfim, além de outras condições inadequadas de higiene dos banheiros químicos e ausência de um Centro de Triagem e Acompanhamento, (CTA), estruturado para atividades de prevenção e monitoramento de doenças sexualmente transmissíveis, foram os problemas detectados pelo Ministério Público estadual, que fiscalizou na madrugada desta sexta-feira (21), toda estrutura do interior do Centro Norte da Bahia, que fica 375 km distantes de Salvador.

Os Promotores de Justiça e servidores identificaram problemas no controle de acesso das pessoas ao local, e expediram recomendações, solicitando medidas para que sejam sanadas as irregularidades, em imediato.

Durante a fiscalização, a PM informou que aperfeiçoaria de imediato o controle do fluxo das pessoas nos portais de acesso, realizado com detectores de metal. A equipe do MP constatou que, dos quatro portais, apenas um contava com Policial Feminina, (Pfem), e nos demais as mulheres acessavam o espaço festivo sem passar por monitoramento.

Será recomendado que seja disponibilizada uma Pfem em cada portal. No caso de insuficiência de efetivo, como alegado pela PM, o controle com detectores de metal em mulheres deve ser realizado por homens e, quando houver suspeita de irregularidade, uma Pfem deverá ser contactada para continuar com o procedimento de abordagem.

O MP recomendará também que seja estruturado o CTA, intensificada e aperfeiçoada a higienização dos banheiros químicos e realizada fiscalização da Vigilância Sanitária nas barracas de alimentos e de bebidas, pois a maioria delas não apresentou selo de inspeção do órgão atestando as boas condições de funcionamento.

Brinquedos não autorizados estavam em pleno funcionamento no Parque de Diversões 

Foi constatado que estavam em funcionamento, no Parque de Diversões, brinquedos ainda não autorizados pelo Corpo de Bombeiros (CB). Segundo o CB, não constava no projeto apresentado pela empresa do parque, Lider Park Empreendimentos e Diversões Ltda, o funcionamento de tais brinquedos. Em razão disso, foi solicitado durante a ronda que fossem desligados os brinquedos irregulares, a exemplo do Kamikaze e do Surf. A solicitação foi prontamente atendida. 

Na primeira inspeção, realizada pelo MP no dia 20, foi constatado que 13 brinquedos não estavam no projeto apresentado ao Corpo de Bombeiros e, portanto, não aprovados pelo órgão.

Além dessa irregularidade, também foram identificadas nove barracas de alimentos sem o selo de inspeção da Vigilância Sanitária no parque, o mesmo acontecendo com os estabelecimentos localizados na arena da festa. Em caso de reincidência, as barracas não receberão autorização para funcionarem no próximo ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário