MP-BA investiga esquema de corrupção em Porto Seguro envolvendo juízes e empresários
Procedimento extrajudicial foi aberto após o órgão obter peças informativas
Foto: Agnerfotografie
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um procedimento extrajudicial para apurar denúncias de um esquema de corrupção na comarca de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, envolvendo juízes, advogados, empresários e membros do Poder Executivo municipal. O Farol da Bahia já havia adiantado em Notas do Carvalho.
“O MP-BA está adotando todas as providências formais e realizando os encaminhamentos pertinentes”, afirma a entidade.
O procedimento foi aberto após o órgão obter peças informativas oriundas de processo que tramita junto à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A Corregedoria do TJ-BA apura a possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, grilagem de terra, fraude processual e agiotagem.
Por causa das denúncias, três juízes foram afastados: Fernando Machado Paropat Souza, titular da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Registros Públicos; Rogério Barbosa de Sousa e Silva, titular da Vara da Infância e Juventude e Execução de Medidas Sócio Educativa; e André Marcelo Strogenski, titular da 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais.