• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MP Eleitoral em Minas pede anulação de votos de parlamentares do Avante eleitos em 2018
Brasil

MP Eleitoral em Minas pede anulação de votos de parlamentares do Avante eleitos em 2018

André Janones, pré-candidato à Presidência da República, está na lista

Por Da Redação
Ás

MP Eleitoral em Minas pede anulação de votos de parlamentares do Avante eleitos em 2018

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou alegações finais ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em uma ação que pede a anulação de todos os votos obtidos pelo Avante nas eleições de 2018. Na ação, o órgão pede  a desconstituição dos mandatos de cinco candidatos eleitos pelo partido no estado.

O deputado federal André Janones, pré-candidato à Presidência da República, está na lista juntamente com os deputados federais Luis Tibé e Greyce Elias. Além deles, o MPE também pede a desconstituição dos mandatos dos deputados estaduais de Minas Gerais Fábio Avelar de Oliveira e João Bosco, atualmente no Cidadania.

A ação de investigação judicial eleitoral tramita desde dezembro de 2018. Segundo o MPE, o Avante cometeu ilegalidades no registro de candidaturas ao inscrever cerca de 17 mulheres para a disputa apenas para simular o preenchimento da cota de gênero prevista na lei eleitoral. A legislação determina que os partidos preencham obrigatoriamente o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Segundo o órgão, no dia 10 de agosto de 2018, o Avante apresentou à Justiça Eleitoral de Minas Gerais a lista de candidatos. Para o cargo de deputado federal, eram 56 homens (70%) e 24 mulheres (30%). Para deputado estadual, 68 homens (86,08%) e 11 mulheres (13,92%).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário