MP: Sesab e SMS devem prestar informações sobre reabertura de leitos em hospitais de campanha
Prazo para resposta vai até sexta (26)
Foto: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu que a Secretaria da Saúde do estado (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador enviem informações sobre a possível reabertura de leitos nos hospitais de campanha, exclusivos para o atendimento de pacientes com a covid-19. O prazo para resposta vai até sexta (26).
Os documentos foram enviados pelo Grupo de Trabalho de acompanhamento das ações de enfrentamento do novo coronavírus (GT Coronavírus) e se baseiam nos dados que indicam o aumento na ocupação de leitos, inclusive de UTI, por causa de uma nova onda da covid-19 em todo estado.
À Sesab, o GT solicitou informações sobre a possibilidade da reabertura dos hospitais de campanha da Arena Fonte Nova e do Fazendão; além da inauguração do Hospital Metropolitano, com objetivo de saber se a unidade terá respiradores e leitos exclusivos, inclusive de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para o tratamento de pacientes infectados. O GT também pede esclarecimentos sobre a reativação de leitos clínicos desmobilizados e abertura de novos leitos de UTI no Hospital Costa dos Coqueiros (Riverside).
Já para a SMS, o GT busca saber se o hospital de campanha do Wet’n Wild será reaberto e se o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador pretendem instalar leitos e disponibilizar respiradores nos hospitais de campanha que sejam reabertos pelos respectivos órgãos, como processo feito no ano passado em parceria entre as Secretarias.