MPBA alerta risco de desabamento de 13 imóveis no Santo Antônio Além do Carmo

MPBA recomenda proibição de trios elétricos e limite de blocos e públicos no bairro

Por Da Redação
Ás

Atualizado
MPBA alerta risco de desabamento de 13 imóveis no Santo Antônio Além do Carmo

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MPBA) assinou um documento na última quinta-feira (6) com recomendações para o Carnaval no Santo Antônio Além do Carmo, bairro em Salvador. O documento que foi encaminhado à prefeitura de Salvador, associação de agremiações e moradores, destaca o risco de pelos 13 imóveis tombados desabarem na região.

O MP listou uma série de medidas para tornar o carnaval mais seguro no bairro, entre elas, foram citadas: a proibição de trios elétricos e limitação de blocos e público.

Foram introduzidos procedimentos para identificar os proprietários dos imóveis e solicitar ações de restauro ou demolição, a depender do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sosthenes Macêdo, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, informou que o MPBA solicitou uma vistoria nos 13 prédios que apresentam risco. A vistoria foi realizada pelo órgão em conjunto com o Iphan e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) na última semana.

Devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os relatórios sobre a vistoria não podem ser divulgados publicamente, segundo Sosthenes Macêdo.

Embora o MPBA não tenha citado quais são os imóveis que apresentam risco de desabamento, um documento feito pela Central de Apoio Técnico do órgão, em janeiro do ano passado, divulgou algumas estruturas com risco.

Entre as localidades citadas como perigos de desabamento estão: Rua Direita do Santo Antônio, Ladeira do Carmo, Ladeira do Boqueirão, Rua dos Adobes e Largo do Carmo. O documento expressa a necessidade imediata de isolamento das vias e inspeções técnicas.

Ao todo, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) visitou cerca de 2.969 casarões. As edificações foram classificadas pelo risco de desabamento.

Confira:

Risco muito alto: 109;
alto: 342;
médio: 1.656;
baixo: 677;
sem risco: 185.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário