Bahia

MPBA já denunciou 69 pessoas por crime de feminicídio em 2020

Do total de denúncias, 17 foram de Salvador

Por Da Redação
Ás

MPBA já denunciou 69 pessoas por crime de feminicídio em 2020

Foto: Reprodução

Com a quarentena exigida pelo cenário pandêmico de Covid-19, o número de violência contra a mulher cresceu 2% no País, comparado ao mesmo período de 2019, segundo o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Atento aos números crescentes, o Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) se preparou para garantir a continuidade do trabalho de promotores de Justiça e servidores na defesa dos direitos da população feminina por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa das Mulheres (Gedem) e Núcleo do Júri (NUJ). Entre janeiro e o último dia 23 de novembro, o MP denunciou pelo menos 69 pessoas por crime de feminicídio, sendo 17 delas em Salvador.  

“O trabalho de investigação realizado pelo MP, em atuação conjunta entre seus órgãos, possibilitou que o desencadeamento das ações penais tivessem por escopo elementos mais robustos, que assegurarão uma instrução criminal mais coesa, e principalmente, uma maior proteção às vítimas, visto que foram ouvidas com todas as cautelas e atenção merecidas”, afirmou a coordenadora do Gedem, promotora de Justiça Sara Gama.  

Ainda segundo a coordenadora, até novembro o Gedem registrou 469 relatos de violência doméstica que foram feitos através do Disque 180. O grupo abriu 187 processos extrajudiciais, sendo 42 com andamento na Unidade de Serviço Social e Psicológico, que presta assistência às vítimas.

Além de Salvador, foram oferecidas denúncias por feminicídio nos municípios de Paulo Afonso (4), Jequié (4), Itabuna (3), Simões Filho (3), Vitória da Conquista (3), Juazeiro (3), Laura de Freiras (2), Camaçari (2), Feira de Santana (2), Teixeira de Freitas (2), Serrinha (2), Adustina (2), Alagoinhas (2), Bom Jesus da Lapa, Jeremoabo, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, Guanambi, Ibicaraí, Ilhéus, Cícero Dantas, Cipó, Dias D’Ávila, Luís Eduardo Magalhães, Miguel Calmon, Mundo Novo, Mutuípe, Nazaré, Nova Viçosa e Paripiranga.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário