Bahia

MPC aponta fraude em notas fiscais na compra de merenda escolar

Relatório não incrimina o governo do Estado

Por Da Redação
Ás

MPC aponta fraude em notas fiscais na compra de merenda escolar

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Contas apontou em relatório referente às contas do governador Rui Costa (PT) de 2019 que existiram irregularidades no fornecimento de merenda escolar.

O MPC constatou em várias escolas estaduais divergências entre o saldo da conta bancária e o saldo registrado no Sistema Transparência na Escola.

O relatório também constatou “notas fiscais eletrônicas com indícios de fraude, notas fiscais eletrônicas inexistentes nos Sistemas da Secretaria de Fazenda do Município de Salvador e do Estado, notas fiscais com números AIDF que não puderam ser validados no sítio da Fazenda Estadual e notas fiscais de serviços utilizadas em aquisições de materiais”.

As suspeitas não necessariamente incriminam o Governo do Estado. O relatório, no entanto, aponta para a deficiência na gestão estadual em relação ao controle interno.

“Figura entre os poderes/deveres da Administração Pública zelar pela regular e fiel aplicação dos recursos públicos”.

Segundo o MPC, falta pessoal e capacitação no controle das contas das escolas. O relatório mostrou que, em 2019, um servidor estadual fica, em média, responsável pela prestação de contas de mais de 100 unidades escolares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.