MPE abre investigação sobre suposto abuso de poder econômico de Elmar Nascimento
Denúncia afirma que parlamentar utiliza de influência na Codevasf para supostas doações indiscriminadas
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
O Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu abrir, nesta terça-feira (25), um procedimento preparatório para apurar um suposto abuso de poder econômico por parte do deputado federal Elmar Nascimento (DEM).
A investigação tem como base uma denúncia que afirma que o parlamentar utiliza a influência junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para que esta “realize doações indiscriminadas de grande número de tanques tipo cisternas para povoados”.
O documento é assinado pelo procurador-regional eleitoral auxiliar, Samir Cabus Nachef Junior. O ofício apontam que os materiais eram utilizados para “angariar apoio político e cooptar novos apoiadores e eleitores para futuros pleitos eleitorais, com vistas na eleição de 2022”.
Elmar é o padrinho político do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira Pinto. Além disso, ele também é próximo do senador Davi Alcolumbre.
Na ocasião do orçamento secreto, o presidente da Codevasf chegou a falar por três horas à Câmara. A empresa foi criada durante o regime militar, com a proposta de desenvolvimento das margens do Velho Chico.
Segundo o Estadão, o orçamento recorde conseguido pela companhia foi de R$ 2,73 bilhões, composto principalmente por emendas. No entanto, o governo fez cortes de alguns valores.