MPE apura omissão nos casos de coronavírus e em óbito na cidade de São Gonçalo dos Campos
Município tem 169 casos confirmados de Covid-19
Foto: Rubens Fraulini/ Itaipu
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou, nesta segunda-feira (8), uma portaria de notícia de fato com o objetivo de apurar a omissão e falta de transparência do Executivo municipal da cidade de São Gonçalo dos Campos, próximo à cidade de Feira de Santana a 100km de Salvador.
O Farol da Bahia levantou junto ao Ministério Público Estadual (MPE), que será feita uma apuração interna em relação aos repasses recebidos pelo município para o uso combate à Covid-19. Em caso de confirmação de irregularidades, a Justiça será acionada para os devidos procedimentos legais. A coleta de depoimentos pode acontecer nos próximos dias.
Segundo a promotora de Justiça Ítala Maria Braga, a Prefeitura não divulgou recente morte de uma paciente de 41 anos que veio à óbito no mesmo local onde foi atendida. Serão apuradas as razões para essa paciente não ter sido encaminhada a uma unidade hospitalar adequada.
De acordo com os últimos Boletins Epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos notificados da Covid-19 em São Gonçalo passou de 115, em 28 de maio, para 169 no último dia 6, e o registro da morte ainda não consta nos dados oficiais.
A promotora Ítala Maria Braga solicita que o Município envie informações e documentação que expliquem o “descompasso entre os boletins divulgados e o crescente número de casos” e sobre “eventuais modificações” que tenham gerado falta de transparência.