MPEs têm queda de 10,9% na busca por crédito, aponta Serasa Experian
Os médios e grandes empreendimentos tiveram alta de 17,1% e 26,9%, respectivamente

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os micro e pequenos negócios puxaram, no mês de fevereiro, a baixa da procura pelo recurso com queda de 10,9% no Brasil, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Os médios e grandes empreendimentos tiveram alta de 17,1% e 26,9%, respectivamente.
Ainda assim, o percentual geral do índice, que considera todos os portes, mostrou queda de 10,2%. Confira abaixo os dados completos no gráfico:
A análise por segmento, que contempla todos os portes de negócios, revelou baixa para a maioria das áreas, sendo a mais acentuada no setor de Serviços, de 16,0%. As Indústrias tiveram redução de 5,5% e a área do Comércio, de 4,0%. A categoria “Demais”, que engloba empresas do campo Financeiro, Primário e do Terceiro Setor, foi a única a registrar alta na demanda por crédito, essa de 26,3%.
Empresas do Rio de Janeiro
Ainda na análise anual (fev/23 x fev/22), o estado com a queda mais acentuada na procura por linhas de crédito foi o Rio de Janeiro, que marcou baixa de 29,3%. Em sequência estava o Amapá, com retração de 22,4%, e Alagoas, que caiu 22,1%.
Mesmo que a maioria do país tenha registrado números negativas, alguns estados como Mato Grosso e Santa Catarina marcaram altas. Veja no gráfico a seguir as informações regionais na íntegra: