• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MPF apresenta denúncia contra assessor da Presidência por gesto racista no Senado
Brasil

MPF apresenta denúncia contra assessor da Presidência por gesto racista no Senado

Segundo órgão, Filipe Martins agiu de forma intencional

Por Da Redação
Ás

MPF apresenta denúncia contra assessor da Presidência por gesto racista no Senado

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal apresentou denúncia contra o assessor especial para Assuntos Internacionais da presidência, Filipe Martins, em relação a investigação de um gesto racista cometido por ele durante uma sessão no Senado.

De acordo com o MPF, Filipe Martins "agiu de forma intencional e tinha consciência do conteúdo, do significado e da ilicitude do seu gesto".

Martins fez o gesto de juntar os dedos indicadores e o polegar da mão direita semelhante a um sinal de "OK" enquanto o acompanhava a fala do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O gesto foi considerado obsceno pelos parlamentares e também foi relacionado com uma saudação utilizada por supremacistas brancos, já que o símbolo feito com a mão se assemelha as letras WP ("white power", poder branco em tradução).

Caso a denúncia seja aceita pela 12ª Vara Federal do DF, Martins poderá responder por condutas previstas na Lei de Crimes Raciais, podendo ser condenado à prisão, pagamento de multa mínima de R$ 30 mil e perda de cargo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.