MPF arquiva inquérito contra ex-ministro Anderson Torres sobre 8/1, diz revista

Procuradoria conclui que não houve intenção deliberada de facilitar atos durante as depredações

Por Da Redação
Ás

MPF arquiva inquérito contra ex-ministro Anderson Torres sobre 8/1, diz revista

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar um inquérito civil que investigava o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, por sua suposta ligação com as depredações ocorridas em Brasília em 8 de janeiro do ano passado. O procurador responsável pelo caso, Carlos Henrique Martins Lima, concluiu que não houve dolo na conduta do ex-ministro, após análise das provas reunidas durante a investigação. As informações são da VEJA.

Durante o processo, foram realizadas diligências, ouvidas testemunhas e analisadas gravações de câmeras de segurança, além do compartilhamento de informações provenientes de investigações de tribunais superiores. O procurador também considerou o relatório da CPI do 8 de Janeiro, mas não encontrou elementos suficientes para incriminar Anderson Torres, destacando que o documento possui um viés político.

Segundo o procurador, não há indícios de que o ex-ministro tivesse a intenção de permitir que os manifestantes depredassem os prédios públicos. Pelo contrário, em diversas ocasiões, foram adotadas medidas para promover a segurança no Distrito Federal e tentar impedir a escalada dos atos criminosos. Mensagens encontradas no celular de Anderson Torres, mesmo estando no exterior, também contribuíram para o arquivamento do inquérito, mostrando sua preocupação em evitar consequências mais graves dos eventos.

A defesa de Anderson Torres destacou a independência funcional e o alto nível técnico do Ministério Público Federal como fundamentais para a demonstração da inocência do ex-ministro. Torres ainda é investigado em âmbito criminal, em uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário