MPF cobra ação contra violência policial em território indígena após homem ser baleado no Pará
Pedido de medidas urgentes é enviado ao governo federal e estadual
Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará exigiu dos governos federal e estadual "medidas urgentes" contra a violência policial em território indígena após um homem da etnia Tembé ser baleado na última sexta-feira (4). A vítima, identificada como Kauã Tembé, 19 anos, segue internado, mas o estado de saúde não foi divulgado.
O incidente ocorreu pouco antes da Cúpula da Amazônia em Belém, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informações enviadas ao MPF, o homem foi baleado na aldeia Bananal. Imagens divulgadas pela Associação Indígena Tembé do Vale do Acará (Aitva) mostram a vítima sendo socorrida.
De acordo com a associação, os disparos foram realizados por policiais militares e seguranças contratados pela empresa Brasil Biofuels (BBF), acusada de invadir território indígena.
Em nota, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, informou que a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos irá investigar o caso, ouvindo as autoridades e moradores da região, procedimento semelhante ao adotado na investigação das mortes ocorridas no Guarujá, São Paulo.
A empresa BBF alegou, em nota, que o conflito teve início após a invasão de uma das suas fazendas por indígenas, resultando em um confronto com trabalhadores e a destruição das instalações físicas da fazenda.