• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • MPF cobra explicações à Meta sobre impactos das mudanças na moderação de conteúdo no Brasil
Política

MPF cobra explicações à Meta sobre impactos das mudanças na moderação de conteúdo no Brasil

A dona do Instagram e do Facebook anunciou que está encerrando o seu programa de verificação de fatos, começando pelos Estados Unidos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
MPF cobra explicações à Meta sobre impactos das mudanças na moderação de conteúdo no Brasil

Foto: Pixabay

O Ministério Público Federal em São Paulo notificou, nesta quarta-feira (8), a empresa Meta para que informe se as mudanças nas políticas de moderação de conteúdo em suas plataformas digitais, nos Estados Unidos, também serão aplicadas no Brasil.

A Meta, dona do Instagram e do Facebook, anunciou na terça-feira (7) que está encerrando o seu programa de verificação de fatos, começando pelos Estados Unidos. Por meio de vídeo publicado nas redes sociais, Mark Zuckerberg informou que as redes passarão a adotar as "notas de comunidade", em que os próprios usuários fazem correções — um recurso similar ao implementado pelo X, de Elon Musk.

"Depois da primeira eleição de Trump, em 2016, a mídia tradicional escreveu sem parar sobre como fake news eram uma ameaça para a democracia. Tentamos de boa-fé a endereçar essas preocupações, sem nos tornamos árbitros da verdade. Mas os checadores de fatos são muito enviesados politicamente e destruíram mais a confiança [das pessoas] do que a criaram, especialmente nos EUA", disse Zuckerberg, em comunicado.

Diante das mudanças, o MPF quer saber detalhes da alteração e avaliar de que forma poderão, eventualmente, afetar os usuários brasileiros. Na avaliação dos procuradores, algumas das mudanças anunciadas “alteram radicalmente” uma parte substantiva do que foi informado pelos responsáveis pelas plataformas Facebook/Meta e Instagram como providências que seriam adotadas para enfrentar a “desinformação organizada socialmente danosa e violência no mundo digital”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário