MPF denuncia seis empresários da Bahia por Organização Criminosa
Investigação revela que grupo fraudava licitações em vários municípios baianos

Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou seis empresários em ilhéus, sul da Bahia, pelos crimes de formação de Organização Criminosa, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. A denúncia feita no último dia 30 tem por base investigações relacionadas à Operação Elymas Magus, deflagrada no mês de novembro de 2018. Nas investigações apuradas revelam que o grupo fraudava licitações em vários municípios baianos, nos anos de 2014 a 2018. As fraudes visava desviar verbas públicas e obter vantagens ilícitas.
Segundo o MPF, ficou provada a formação de uma Organização Criminosa (Orcrim) que usava empresas ligadas ao grupo para fraudar as disputas, simular concorrência, e direcionar as licitações para que empresas vinculadas à Orcrim fossem contratadas. Algumas das empresas utilizadas pelos réus eram “de fachada”.
Os envolvidos prestavam, ainda, consultorias em licitações a outras empresas, fazendo-as participar de licitações, por vezes, com o uso de documentos falsos e sem o conhecimento dos seus administradores.
O MPF requer a condenação dos envolvidos pelos crimes de - formação e participação em Organização Criminosa, uso de documentos falsos e falsificação, falsidade material e ideológica e de documentos.