Brasil

MPF investiga denúncias de adoção irregular de crianças Yanomami

Conselho Indígena recebeu relatos de que as crianças estariam sendo encaminhadas para adoção

Por Da Redação
Ás

MPF investiga denúncias de adoção irregular de crianças Yanomami

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma notícia fato para investigar a adoção e abrigamento irregular de crianças Yanomami, após o Conselho Indígena de Roraima (CIR) denunciar no dia 30 e janeiro, que recebeu relatos de crianças que chegam a Boa Vista em fluxos pendulares e são encaminhadas para adoção, com os pais sendo destituídos do poder familiar.  

O procurador da República, Alisson Marual, solicitou a Secretária do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima, que enviasse dados sobre a quantidade de crianças Yanomami que estão em abrigos da cidade.

A 1ª e a 2ª Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima, também foram notificadas e devem enviar informações sobre a quantidade de crianças submetidas a processos de adoção nos últimos 5 anos, e quantas crianças Yanomami estão atualmente neste processo. 

O MPF entregou um ofício no dia 10 de fevereiro, e os órgãos devem responder aos questionamentos até o dia 2 de março.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário