Brasil

MPF investiga uso de avião da FAB para transportar garimpeiros ilegais

Os garimpeiros teriam ido para uma reunião no Ministério do Meio Ambiente

Por Da Redação
Ás

MPF investiga uso de avião da FAB para transportar garimpeiros ilegais

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar suposto uso do avião da Força Área Brasileira (FAB) para transportar garimpeiros ilegais de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, para uma reunião em Brasília, em 6 de agosto.A investigação foi aberta nesta quinta-feira (20), em Itaituba, no Pará.

O caso ocorreu após lideranças da terra indígena dos Munduruku, no oeste do estado, alegarem que a aeronave levava garimpeiros que exploram ilegalmente as terras locais. Fato esse, que contraria a FAB, já que eles afirmaram ao MPF que estariam transportando representantes das populações indígenas para reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Apuração

O líder da bancada do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), afirmou nesta sexta, que vai pedir detalhes da reunião. O partido quer saber se houve desvio de finalidade com o uso de dinheiro público.

"É muito grave a denúncia de que aeronaves federais tenham sido usadas para transportar para uma reunião em Brasília quem está praticando crimes ambientais. Mais grave ainda é a suspeita de que o ministro Ricardo Salles esteja facilitando a retirada de máquinas dos invasores ao interromper operações  contra atos que ele deveria estar combatendo.", disse. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário