MPF pede investigação para apurar documentos que foram deletados dos computadores do Planalto
O órgão solicita ainda que a Secretaria-Geral da Presidência explique de onde veio a ordem para formatar os HDs
Foto: Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou nesta sexta-feira (11) uma abertura de investigação para apurar os computadores do Planalto, que tiveram seus documentos e arquivos deletados.
Segundo informações do site Metrópoles, a formatação dos computadores se deu por conta de um vírus hacker que teria sido detectado em algumas máquinas do Planalto, no início deste mês, após o segundo turno das eleições.
O órgão também solicitou que a Secretaria-Geral da Presidência explique quem deu a ordem para formatar os HDs, e esclareça se a pasta apurou o caso sobre eventuais motivos e encarregados que poderiam ter causado o fato.
Um trecho do documento do MPF, destaca que a investigação será feita para “adequação e proteção do patrimônio público e para a segurança da informação constante de bancos de dados de maior relevância para o Estado Brasileiro”.
“Faz-se necessário, assim, para a adequada proteção do patrimônio público e para a segurança da informação constante de bancos de dados da maior relevância para o Estado brasileiro, que todas as circunstâncias do suposto ataque e da suposta formatação sejam apuradas, bem assim que os agentes públicos envolvidos na ocorrência sejam ouvidos, para melhor esclarecer os fatos, seus desdobramentos e consequências”, diz o trecho.