MPF questiona uso de recursos públicos em festa junina de Paulo Afonso
Prefeito disse ao órgão que não tinha dinheiro para concluir 10 leitos de UTIs
Foto: Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício na quarta-feira (24) para o prefeito de Paulo Afonso (BA), a fim de que seja informado quais recursos públicos estão sendo utilizados para promover o “Forró Esperança”, realizado entre 23 e 30 de junho.
Em investigação que acompanha a aplicação de recursos federais no enfrentamento da Covid-19, a prefeitura informou ao MPF não ter dinheiro para a conclusão dos 10 leitos de UTIs e 40 de internação previstos para serem instalados no Hospital Nair Alves de Souza.
As informações sobre o festejo foram divulgadas na página de Facebook da prefeitura, que prevê a apresentação de mais de 30 bandas a bordo de mini trio que percorrerá as ruas da cidade. O ofício determina uma resposta em até 72 horas e deseja saber o total de recursos públicos utilizados na promoção do “Forró Esperança” e se a verba é federal, estadual ou municipal.
No dia 3 de abril, o Ministério Público de Contas do estado da Bahia, com atuação junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do estado da Bahia, expediu a Recomendação Administrativa MPC/BA n. 01/2020, para que municípios baianos se abstivessem de realizar quaisquer festejos juninos utilizando dinheiro ou recursos públicos, ainda que previstos no orçamento.