• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • MPF recomenda que planos de saúde ofereçam terapias a alunos com transtorno global de desenvolvimento

MPF recomenda que planos de saúde ofereçam terapias a alunos com transtorno global de desenvolvimento

Recomendação afirma que as consultas tem que ser realizadas em horário que não prejudique aulas

Por Da Redação
Ás

MPF recomenda que planos de saúde ofereçam terapias a alunos com transtorno global de desenvolvimento

Foto: Pexels

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou nesta terça-feira (2), à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)/, que obrigue os planos de saúde a oferecerem terapias e tratamentos aos pacientes com transtorno global do desenvolvimento (TGD) em horário compatível com o turno em que estiverem matriculados na escola.

A recomendação foi expedida após o MPF ter sido informado pelo grupo Mães em Movimento Pelo Autismo que a falta de opções de escolha de horário para terapias têm obrigado as famílias de pacientes a escolher entre levar seus filhos à escola ou ao tratamento, o que viola os direitos das crianças e dos adolescentes à saúde e à educação.

“A marcação aleatória de consultas, que podem coincidir com o horário escolar, gera grave prejuízo ao tratamento e ao desempenho estudantil da pessoa com deficiência”, alerta a procuradora da República em Goiás Mariane Guimarães de Mello Oliveira na recomendação enviada ao diretor-presidente da ANS, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho.

No documento, o MPF relacionou uma série de direitos, princípios e condições que precisam ser garantidos por meio da obrigatoriedade do oferecimento de terapias e tratamentos em horário compatível com o turno escolar dos pacientes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário