MPF solicita ações adotadas pelo MEC que garantem ensino durante pandemia
A decisão foi tomada após o mantenimento do Enem pelo MEC
Foto: Agência Brasil
A Procuradoria dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Ministério da Educação (MEC) as ações adotadas pelo órgão que garantem o acesso à educação para todos os estudantes durante a pandemia do novo coronavírus. A medida foi solicitada na quarta-feira (15).
A decisão de seu após o MEC divulgar o mantenimento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Segundo o MPF, com a suspensão das aulas provocadas pela pandemia, a decisão de manter as provas irá contribuir para aumentar a desigualdade educacional para os estudantes de escolas públicas e dos mais pobres com justificativa de que nem todo o público têm acesso a internet.
Além disso, o MPF solicita que o Ministério da Educação apresente os recursos financeiros previstos para a área da educação durante a pandemia, se há a capacitação de professores para aulas de ensino à distância e se há monitoramento federal sobre as ações adotadas pelos estados e municípios para garantir as aulas a distância.
As provas do Enem garante o acesso dos estudantes às universidades e as provas estão marcadas para os dias 1 e 8 de novembro. Já as provas digitais, realizadas em processo de teste, está prevista para os dias 11 e 18 de outubro.