MPF solicita 'medidas urgentes' de proteção a pescadores afetados pelo óleo
Último levantamento aponta que 695 localidades foram atingidas pelo derramamento
Foto: Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF), junto ao Ministério Público de Sergipe (MP), solicitaram ao governo do estado medidas urgentes para proteção de pescadores e marisqueiros afetados pelo derramamento de óleo que atingem praias de Sergipe e de mais 10 Estados do Nordeste. As demandas foram apresentadas pelos procuradores da República Martha Figueiredo e Ramiro Rockenbach, e a promotora de Justiça Cláudia Calmon.
Entra as demandas apresentadas pelo MPF e MP estão a proteção às comunidades de pescadores e marisqueiras e apoio à pesquisa e monitoramento realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Outro pedido é para que a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realize diligências em municípios que não estão no mapa divulgado pelo Ibama e que foram afetados pelo óleo.
O mais recente balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com dados até quara-feira (20), mostram que já foram 695 localidades atingidas pelo derramamento. As manhas começaram a aparecer no início do mês de setembro.