• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MPT apura denúncias de comparecimento obrigatório ao trabalho nas áreas de inundações no RS

MPT apura denúncias de comparecimento obrigatório ao trabalho nas áreas de inundações no RS

Segundo Ministério Público do Trabalho, 80% dos casos aconteceram em Porto Alegre

Por Da Redação
Ás

Atualizado
MPT apura denúncias de comparecimento obrigatório ao trabalho nas áreas de inundações no RS

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul investiga 69 relatos de comparecimento obrigatório ao trabalho em áreas de inundações, que já deixaram 149 mortos no estado. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (14). 

Das denúncias, 80% se concentram em Porto Alegre. As investigações são feitas pelo MPT em regime de urgência e com tramitação prioritária. 

De acordo com apuração do g1, a maioria das empresas denunciadas são localizadas em regiões alagadas, embora algumas estejam fora destas faixas, mas também afetadas por questões logísticas. 

Se as irregularidades forem comprovadas, serão instaurados inquéritos civis nos quais as empresas poderão firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ou responder a ação civil pública, sem prejuízo da atuação de outros órgãos, a exemplo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Justiça do Trabalho.

O número de pessoas fora de casa no RS é de 615,4 mil. No total, 76,8 mil estão em abrigos e 538,5 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário