• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Mudança climática afeta populações de aves em floresta tropical, diz estudo
Mundo

Mudança climática afeta populações de aves em floresta tropical, diz estudo

Cerca de 70% de aves declinarem nos últimos 44 anos

Por Da Redação
Ás

Mudança climática afeta populações de aves em floresta tropical, diz estudo

Foto: Divulgação

Um estudo afirma que, devido às mudanças climáticas, uma área protegida de floresta tropical viu mais de 70% das populações de aves declinarem nos últimos 44 anos. Além do aumento do nível do mar e da temperatura nos oceanos, as alterações no clima têm efeito direto sobre os ecossistemas, alterando algumas relações nas comunidades ecológicas. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Nos últimos anos, os cientistas têm buscado compreender como as mudanças climáticas e a devastação ambiental afetam diretamente as plantas e animais. Os pesquisadores acompanharam nas últimas quatro décadas 57 espécies de aves encontradas no Parque Nacional Soberanía, em Las Cumbres, no Panamá. Do total, 40 (70,2%) espécies tiveram uma queda em suas populações, 15 (26,3%) não mudaram e apenas duas (3,5%) tiveram um aumento. A queda foi superior a 50% em 35 das 40 espécies com declínio, e um grupo de pelo menos nove espécies teve uma redução populacional superior a 90%.

O estudo, liderado pelos pesquisadores Henry Pollock e Jeffrey Brawn, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, foi publicado na revista especializada ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’ (PNAS). Para realizar a pesquisa, os cientistas compararam os registros vocais, visuais e os animais encontrados em redes de captura de junho de 1977 a setembro de 2020 em uma área de cerca de 600 hectares do Parque Nacional da Soberania. 

Com o monitoramento, foram registrados dados de mais de 15 mil aves incluídas em 150 espécies distintas, das quais 57 possuíam dados de frequência populacional. "Um dos motivos que nos levaram a pensar que os dados são mesmo robustos é que a diferença [populacional] foi observada em diferentes espécies de aves, com diferentes tamanhos corporais, que comem coisas diferentes, então isso só pode ser explicado por uma mudança profunda no ecossistema, não é algo individual", explicou Pollock.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário