Autos

Mudança de nome da Volkswagen era fake news: veja polêmica

Marca anunciou que mudaria de nome nos EUA e chegou a divulgar a alteração em suas redes oficiais

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Mudança de nome da Volkswagen era fake news: veja polêmica

A Volkswagen recebeu uma série de críticas no mundo automotivo após anunciar ontem (30) de forma oficial, uma suposta troca de nome nos EUA, passando a se chamar Voltswagen. Nas redes sociais oficiais, o novo logo seguido de uma identidade visual alterada, continha o nome validado pelos próprios executivos da montadora divulgado até mesmo em press release.

No entanto, no fim do dia, a própria marca se manifestou e desmentiu dizendo que a ideia era apenas uma campanha de marketing para chamar a atenção ao portfólio elétrico, especialmente o crossover ID.4 que chegará aos EUA no mês de abril. O The Wall Street Journal publicou uma notícia no início da noite de ontem (30) onde uma fonte da marca afirmou que a ideia era 'apenas uma brincadeira de primeiro de abril".

"Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos para motoristas e pessoas em todos os lugares", chegou a dizer Scott Keogh, presidente e CEO da Voltswagen da América em um anúncio oficial. Na imprensa norteamericana fontes da própria marca falaram sobre a transição da marca.

No entanto, para uma marca que tem no histórico problemas como a manipulação de números de emissões de poluentes, o que desencadeou no escândalo do Dieselgate a gigante alemã poderia ter evitado uma divulgação falsa. Até mesmo no Brasil os consumidores não esquecem de outros anúncios que não se concretizaram. Em 1967 a Volkswagen do Brasil comprou a Vemag e em 1979 adquiriu a Chrysler do Brasil. Nas duas ocasiões disse que não tiraria produtos de linha o que efetivamente não ocorreu. Em 1968 a linha DKW Belcar e Vemaguet bem como o jipe Candango foram descontinuados. Em 1981 foi a vez do Dodge Polara, Dart, Magnum e Le Baron deixarem de ser oferecidos ficando somente os caminhões produzidos pela Volkswagen até 1984.

Na Alemanha a Volkswagen desmentiu a iniciativa dos norteamericanos: "A Volkswagen da América não mudará seu nome para Voltswagen. A renomeação foi projetada para ser um anúncio no espírito do Dia da Mentira, destacando o lançamento do SUV elétrico ID.4, sinalizando nosso compromisso de levar mobilidade elétrica a todos", disse a montadora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário