Mulher é barrada por funcionário da Gol ao tentar embarcar com botijão de gás vazio
"A senhora derruba um avião com isso", disse o atendente ao fiscalizar a bagagem
Foto: Redes Sociais
Uma cena inusitada que ocorreu em um aeroporto brasileiro tem repercutido no mundo e provocou grande preocupação na área de aviação.
Nas redes sociais, circula um vídeo de um funcionário da Gol fiscalizando a bagagem de um dos tripulantes, já na esteira. Para sua surpresa, um botijão de gás estava embalado. "Isso aqui não pode ser despachado, é praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desse", disse o atendente, já em tom de desespero.
"Mas está vazio", rebate a passageira, que ia de Recife para São Paulo. Então, o atendente da Gol explica que o item não pode ser embarcado em um avião de forma alguma.
Qualquer botijão ou item semelhante que precise ser transportado por avião deve ser enviado a uma empresa de transporte aéreo de cargas, que possui procedimentos específicos para levá-lo com segurança. Mesmo vazio, o item não pode ser embarcado porque resquícios de gás podem resultar em explosão.
O caso ganhou tamanha repercussão na internet que chamou a atenção de um piloto comercial britânico, Scott Bateman, que é ex-piloto militar.
“Isso é maluco. Este item foi despachado como bagagem de porão. A pessoa que fez isso aparentemente não viu um problema. Estou totalmente sem palavras. Não tenho nada a dizer", escreveu.
Vídeo:
This is bonkers. This item was checked-in as hold luggage. The person doing so apparently didn’t see an issue. I am totally speechless. Got nothing. #WePilots #aviation #SafetyFirst #PaxEx #travel pic.twitter.com/AJxt4NY4Az
— Scott Bateman MBE 💙 (@scottiebateman) March 24, 2022